sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Carta da A.'.R.'.L.'.S.'. Menotti Garibaldi nº 208 sobre a situação atual do Brasil

O trabalho exposto abaixo foi inicialmente apresentado no Seminário Fronteiras do Pensamento Maçônico, realizado no último dia 21 de agosto de 2013 em Porto Alegre. Contudo, devido ao seu relevante conteúdo, foi aprovado pelo grupo de Obreiros da Loja Menotti Garibaldi como a representação de seu posicionamento referente aos fatos que estão ocorrendo na sociedade brasileira. 

A MAÇONARIA E O MOMENTO POLÍTICO-SOCIAL BRASILEIRO
"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar."
Eduardo Galeano

Primeiramente, cabe salientar que estamos vivendo um momento impar de nossa história recente, onde o povo brasileiro, fazendo uso das prerrogativas que lhes garante a Carta Magna, vai às ruas para fazer valer seus direitos e seus anseios . 
Estas manifestações não possuem caráter político-partidário, mas, muito acima das legendas, escuta-se a voz do cidadão, daqueles que contribuem com seus tributos e que muito pouco ou quase nada têm em troca.
Ao proceder-se o estudo da hipótese vertente constata-se que a corrupção e a insegurança, que arrebatam o nosso país, não podem ser entendidas por nossos jovens como uma herança e a política não deve ser vista apenas como uma forma de enriquecimento rápido e ilícito. 
 Dominar o mundo é apenas o poder elevado à potência simbólica máxima, é o poder que muitas vezes corrompe o coração dos que detém alguma representação em nosso país. Precisamos fazer uma profunda reflexão de valoração social, pois esse comportamento viciado começa dentro da nossa própria casa, vez que nos dias atuais o que realmente vale é o poder das roupas, o poder dos carros, das marcas, dos perfumes, do conhecimento, da beleza, do dinheiro, da posse.
O poder que corrompe nossa sociedade hoje é o poder mais dispensável de todos.
Precisamos de uma retomada de valores. A nação brasileira clama pela decência, ética e transparência dos responsáveis pelas ações políticas, jurídicas e governamentais.
Cabe relembrar que, como veiculadores da moral e do direito, e como constantes investigadores da verdade, os maçons, não podem deixar de manifestarem-se sobre os fatos suso mencionados. Lembro-vos que todos os relevantes fatos históricos da nação brasileira, quer políticos ou não, passaram, necessariamente, por dentro de Lojas Maçônicas.


Ressalta-se, ainda, que a corrupção está corroendo a sociedade brasileira. Manifesta-se em todos os cantos, nas altas esferas do poder público e nas diversas áreas do setor privado.  As agremiações partidárias aliam-se à política de interesses particulares.
Muitos acabam vendo isto como um espetáculo, não entendendo a capacidade cultural de nossa sociedade. Observamos que de um lado está o desejo popular de mudança, a conscientização de um povo, uma nova postura político-partidária, de outro, a corrupção em todos os graus na nossa sociedade civil, a sede pelo poder a qualquer custo, a truculência estatal. Fosse numa partida de xadrez, "venceu a inteligência" poderiam dizer alguns; "falta de sorte", diriam outros, mas em se tratando de uma sociedade que clama por mudanças, em que figuram pessoas capazes, não nos é dado entregar à lamúria, pois esta é a vida real. O que nos cabe é agir, como maçons e cidadãos de bem, para trazer de volta a justiça social que pela fraqueza ou pela malícia do homem foram afastados do nosso convívio.


Diante do acima exposto, conclamo todos os maçons para que, mais uma vez, unidos e congregados pelos laços de liberdade e fraternidade, possam disseminar a semente da honestidade e do caráter, da moral e do direito, virtudes que norteiam a conduta de todo Maçom, participando, desta forma, como protagonistas do saneamento da vida pública do nosso país, através da ampla reforma que afaste do poder aqueles que não sabem honrar a confiança que lhes fora outorgada.


Sandro Keenan Salgado
M.:M.: da A.:R.:L.:S Menotti Garibaldi nº 208

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Seminário Fronteiras do Pensamento Maçônico

Ir.'. Rodrigo da Silva Miranda, Ir.'. Cladimir Magalhães Barbosa, Ir.'. Edgar Adolfo Martins Salgado e Ir.'. Sandro Keenan Salgado

Acontece de 19/08/2013 a  22/08/20133 o 1º Seminário Fronteiras do Pensamento Maçônico, em Porto Alegre.
Este evento teve a  iniciativa e a coordenação do querido Ir.'. Benno Becker, M.'.M.'. da Loja 20 de Setembro e, evidentemente, a colaboração das demais Lojas convidadas
Contou com a participação de várias Lojas, todas convidadas, e a M.'.G.'. 208 está entre estas.
Na segunda-feira, dia 19/05/2013, foi o dia da apresentação das Peças dos IIr.'. AA.'. MM.'., e desta feita a Menotti Garibaldi foi representada pelo A.'. M.'. Rodrigo Miranda, o qual, foi acompanhado pelo também A.'.M.'. Cladimir e pelos M.'.I.'. Edgar Salgado e M.'.M.'. Sandro Salgado.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Colunas reforçadas na Loja Menotti Garibaldi

Na noite desta última quinta-feira (15/08) os obreiros da Loja receberam na fraternidade um novo Ir.'.. A solenidade de iniciação de Gildomar Diovani Antunes Araújo iniciou às 20 horas e contou também com a presença de IIr.'. do Or.'. de São José do Norte.
Após a cerimônia, todos foram confraternizar com as famílias em um Ágape Fraternal no Salão de Festas Luiz Garcia Peres, junto ao Templo Provisório da Loja.
O Ir.'. Gildomar, recém iniciado, acompanhado do Ven.'.Mest.'. Paulo Ricardo Rodrigues Abrahão

IIr.'., cunhadas, sobrinhos e sobrinhas escutam o discurso do Ven.'.Mest.'. no Salão de Ágape

sábado, 10 de agosto de 2013

Programação para a vista dos descendentes de Menotti Garibaldi a Mostardas

Domênico Menotti Garibaldi, nascido em Mostardas em 19 de setembro de 1840



Dia 19: chegada a Mostardas

17h                 Recepção no Largo Menotti Garibaldi, com autoridades e entidades;
18h30min     Sessão Solene Câmara de Vereadores e coquetel.

Dia 20

10h                 Fazenda dos Terra,  descendestes de José Terra Machado.
14h30min     Visitação a escola Marcelo Gama e ao Registro de Imóveis;
15h                 Caminhada TOC e TOC com Terno de Reis;
18h                 Programa na Rádio Mostardense;
19h30min     Jantar;

Dia 21

10h                 Visitação a Lagoa do Peixe em Tavares/RS;
12h                 Almoço no Balneário Mostardense;
14h                 Visita a Escola Anita Garibaldi no Balneário Mostardense e Dunas;
19h                 Jantar no CTG Tropeiros do Litoral;
19h30min      Apresentação de Danças pelo Grupo Folclórico Anita Garibaldi;

Dia 22

10h                Descerramento de Placa no Largo da Prefeitura Municipal;
12h                Almoço no CTG;
14h                Visitação ao local de nascimento de Menotti Garibaldi, no Distrito de São Simão, junto com cavalarianos;
19h                Sessão Magna Branca na Maçonaria, Loja Menotti Garibadi nº 208

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Descendente de Anita Garibaldi conhece a terra da matriarca


Escritora Elma Sant´Anna

Descendente de Anita Garibaldi conhece a terra da matriarca
Com lágrimas de admiração e emocionada por estar no local, onde a história da família começou, a italiana Costanza Samuelli não conteve o entusiasmo por vivenciar as narrativas que ouvia deste pequena. Ela é a filha da bisneta, de Menotti Garibaldi, o primeiro filho do casal de revolucionários. Descendente direta de Anita, suas feições lembram a imagem que todos conhecem da heroína. Sua mãe, Maria Stefania Ravizza, que ficou em Roma, não cansa de contar para a filha a garra e firmeza da matriarca. “Minha mãe é uma guerreira. Somos uma família de mulheres valentes”, conta Costanza, casada mãe de cinco filhos
Com ajuda de uma intérprete, a historiadora Elma Sant”Anna, do Instituto Anita Garibaldi, a descendente tirou fotos e fez muitas perguntas. Também passeou de barco para conhecer a região da batalha entre Republicamos e Farropupilhas, no canal da Barra.
A visita foi coordenada pela Fundação Lagunense de Cultura para lembrar a saga de Anita e homenageá-la no dia que completam 164 anos de sua morte.
Como presente, Costanza deixou retratos do parente Menotti, que serão expostos ao público. A linhagem de Anita e Garibaldi está na oitava geração.
Costanza participará também das cerimônias que serão prestadas em Mostardas, Porto Alegre, Capivari do Sul , Bento Gonçalves e Garibaldi, no Rio Grande do Sul, com o apoio e coordenação do Instituto Anita Garibaldi de Porto Alegre. A descendente está acompanhada pelo seu esposo Fábio Buscaglione e seus cinco filhos Giulio, Giovanni, Alessandro, Francesco Saverio e Maria Gabriella.
“Muito importante sua vinda dela. Uma legítima descendente de Anita”, disse o presidente da Fundação de Cultura, Leonardo Pascoal.
Na Itália, Anita também foi lembrada. A vice-prefeita Ivete Scopel visitou o local, onde a heroína faleceu e depositou flores.


Filho mais velho 
Domenico Menotti Garibaldi, nasceu em Mostardas, no Rio Grande do Sul, foi um militar e político italiano, tendo sido um dos principais artífices da Unificação da Itália.
Filho mais velho de Giuseppe Garibaldi e Anita Garibaldi, foi o único dos filhos do casal que nasceu no rancho da Família Costa, localidade de São Simão, em Mostardas, na então República Rio-Grandense, pela qual seus pais lutaram. Os demais filhos, Rosa, Ricciotti e Teresa, nasceram no Uruguai nos anos seguintes.
O primeiro nome Domenico foi herdado do avô paterno e o segundo, Menotti, foi inspirado em Ciro Menotti, herói da Unificação Italiana e muito admirado por Giuseppe Garibaldi.
Quando Anita morreu na Itália em 1849, estava grávida do quinto filho. Menotti e Ricciotti desenvolveram carreiras militares na Itália depois de terem se engajado nas lutas chefiadas pelo pai, sendo um dos que integraram a Expedição dos Mil. Menotti recebeu várias condecorações militares e foi também agricultor, maçom e político, sendo eleito deputado por Velletri entre 1876 e 1900.
Casou-se com Italia Bidischini dall'Oglio, com quem teve seis filhos: Anita, Rosita, Gemma, Giuseppina, Giuseppe e novamente Giuseppe, este último recebendo o nome do irmão mais velho falecido com dois anos de idade.
Em 22 de agosto de1903, aos 63 anos,

Anita guerreira
Ana Maria de Jesus Ribeiro, nome legítimo de Anita Garibaldi, nasceu em 30 de agosto de 1821, em Laguna, filha de Bento da Silva e Maria Antônia de Jesus Antunes. Aos 14 anos, por insistência de sua mãe, casou-se com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar, com quem não chegou a ter filhos.
Neste período, o sul do Brasil participou do movimentos a Guerra dos Farrapos. Descontentes com o sistema político imperial vigente, os gaúchos, comandados por Bento Gonçalves, se insurgiram, pois ansiavam por proclamar a República Catarinense – a conhecida República Juliana. Com a conivência dos moradores de Laguna, para lá se dirigiram com seus navios. A intervenção foi comandada por Garibaldi, revolucionário italiano que aportou na baía de Laguna em 22 de julho de 1839.
Aos 18 anos, Anita fugiu com Giuseppe Garibaldi em um navio de nome Rio Pardo, para uma diligência até Cananéia. Sua estréia deu-se durante uma batalha contra Frederico Mariath em prol das causas republicanas. Em um ato de extrema coragem, atravessou em um pequeno barquinho conduzindo armamento até a área de ação.
Com o fim da República Juliana, Anita e Garibaldi rumam para o sul. Ao chegar em Santa Vitória, ela luta ao lado de Giuseppe, em 1839, na cidade de Lages e participa da Batalha dos Curitibanos, na qual é feita prisioneira; posteriormente Anita consegue fugir. Mesmo grávida de quatro meses, anda sem destino por oito dias em direção ao sul até reencontrar seu marido. Em 16 de setembro de 1840, nasce seu primogênito Domenico Menotti.
No dia 26 de março de 1842, com 21 anos, Anita e Garibaldi contraem núpcias na Igreja de São Bernardino, em Montevidéu. Nos anos que se seguem, para sustentar a família, Garibaldi passa a ensinar Matemática, História e Caligrafia. Anita ajuda no orçamento costurando para fora e aproveita a vida pacata para aprender a ler e a escrever. Teve mais três filhos: Rosita, Teresita e Riccioti. Uma fatalidade traz tristeza à família – Rosita, com dois anos e meio, morre de difteria.
Neste mesmo período a independência do Uruguai se vê ameaçada e o então presidente Fructuoso Rivera chama Garibaldi para comandar o conjunto de todos os corpos militares de seu Exército. Garibaldi é então designado General, quando fundou a legião italiana e conseguiu muitos sucessos nas várias lutas que se sucederam.
Após a morte de Rosita, Anita decidiu entrar para a Legião com o objetivo de trabalhar como enfermeira. Em 1847 é obrigada a empreender fuga com seus filhos passando pela Itália, Gênova e Nice, sempre recebida como heroína.
Em junho de 1849, Giuseppe Garibaldi encontrava-se na liderança pela defesa da República de Roma versus os franceses. A França vence e Roma se entrega, Garibaldi não admite a derrota e vai para Veneza. Anita, mesmo grávida de seis meses, veste-se de homem e acompanha seu marido em sua última empreitada. morre de malária e é enterrado no mausoléu da família Garibaldi no município de Aprília.. Devido às cavalgadas noturnas, uma alimentação inadequada e noites ao ar livre, Anita adoece, porém não esmorece, só parando quando de sua morte e da criança que esperava, a 04 de agosto de 1849. 

domingo, 4 de agosto de 2013

Criado o Magnífico Conselho de Cavaleiros Kadosch em Osório

Obreiros reunidos no Salão de Ágape para fundação do Conselho
Ir.'. Edgar Adolfo Martins Salgado M.'.I.'. e Ir.'. Adão Sergio Ferreira Batista M.'.I.'., ambos da Loja Menotti Garibaldi
Foto: V.'.M.'. Paulo Ricardo Rodrigues Abrahão

     Em reunião realizada  em 03/08/2013, sábado, ao Oriente de Osório, no salão de Ágape da Loja Rosa dos Ventos Nº 76, foi finalmente criado o Magnífico Conselho de Cavaleiros Kadosch denominado, por votação democrática de todos os Irmãos ali presentes de: MAGNÍFICO CONSELHO DE CAVALEIROS KADOSCH CAVALEIROS DA LUZ.

Presidiu o evento o   Ir.'. MARIO GALANTE PACHECO (Gr.'. 33), Grande Inspetor Litúrgico da 1ª Região do R.G.S do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, assessorado pelos Delegados Litúrgicos;  Ir.'. José Alberto Maia Pereira (Gr.'.33) e pelo Delegado, responsável pela região de Osório, Ir.'. Eraldo  Nunes Marques, Gr.'. 33.
     
     O evento contou com a participação de várias Lojas Simbólicas do Litoral Norte e também de Porto Alegre, como a Loja 20 de Setembro nº 119, representada  na pessoa  do querido Ir.'.  Walmir Reis, V.'. M.'..

     Como aconteceu nas reuniões anteriores, a  ARLS Menotti Garibaldi, Nº 208, se fez representar neste momento histórico para a Maçonaria do Litoral Norte, através das presenças dos  Poderosos IIr.'.:  Edgar Adolfo M. Salgado, grau 31, Adão Sérgio F. Batista, grau 26 e Paulo Ricardo Abrahão, grau 26.

     O nosso Ir.'. Orador da ARLS Menotti Garibaldi nº 208, Adão Sérgio Ferreira Batista, e também 1º Vig.'. da Loja de Perfeição Gonçalves Ledo II (do Gr.'. 4 ao 14), teve a missão de representar  o Três Vezes Poderoso Mestre daquele coro, o Ilustre e Poderoso Ir.'. Celomar schuwalm aquele corpo.

     Esperamos que, com a criação deste Magnífico Conselho de Cavaleiros Kadosch (GGr.'. 19 ao 32), seja facilitado o ingresso aos altos graus daqueles IIr.'. do Litoral Norte e adjacências e, com isso,  contribuir para o crescimento da Maçonaria e consequentemente dos Maçons.